07 setembro, 2023

CENTRO CULTURAL SERIDIM, CCS - Do Seridó à Sefarad!

    

    

    O CENTRO CULTURAL SERIDIM 🏜️ CCS é um projeto independente potiguar (ainda sem vínculo esnogal/sinagogal) para a pesquisa, estudo e divulgação da história crípto-judaica no nordeste brasileiro.

    Criado em 08/09/2015, como um pequeno grupo virtual de estudos e pesquisas sobre os cristãos-novos: que foram convertidos a força ao catolicismo apostólico romano pelo reino de Portugal e Espanha durante a inquisição.

    Agregando assim os entusiastas e pesquisadores de semitismo (religiosos ou não), como também dos declarados Bnei Anussim Ibéricos: filhos dos forçados da Ibéria.

    Os chamados pejorativamente de "marranos" são os descendentes dos judeus sefarditas ou sefaraditas (sefaradim, ספרדים; plural de sefaradi ספרדי), sefárdicos (sephardics na língua inglesa), e Sefardíes (em língua hispânica).

    Vindos em fuga e, ou expulsos de toda a península ibérica ou Sefarad (S'farad, Sephared) como era mais conhecida entre eles de acordo com a Bíblia Hebraica/Tanakh (o profeta 'Ovadyah/Obadias/Abdias nos diz que: ".... os exilados de Yerushalayim/Jerusalém em S'farad/Sefarad retomarão a posse das cidades do Negev/Negueb"). 

    O movimento de retorno (teshuvá, תשובה) às raízes judaicas do povo brasileiro, tem ganhado destaque entre alguns rabinos, morim/roshim (professores e líderes); além de ser tema constante nas universidades, livros, vídeos, redes sociais e grupos de estudos/pesquisas.

    Aqui damos ênfase aos filhos (as) dos sertanejos judaizantes, em especial aos da região do Seridó potiguar e paraibano (os Seridim), da Borborema do RN/PB. Resgatando nosso passado, rumo a uma identidade étnica luso-ibérica, cultural e religiosa.

    A cidadania portuguesa ou espanhola são concedidas a quem comprovar ascendência sefaradita (através de análises genealógicas, por exemplo); como reparação histórica dos governos de Portugal e Espanha.

    E assim buscamos nossas raízes em: costumes, sobrenomes, genealogias/genética, regiões, relatos familiares, arquivos de cartórios/batistérios e na espiritualidade subliminar do povo sertanejo.

    Bendito seja D'us! (Baruch HaShem - ברוך השם).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------                    CRÉDITOS

Autor: Macabeo Gomez Amarias - מכבה גומר אמריה           

Imagem: Photofunia.com 

CENTRO CULTURAL SERIDIM 🌵 Do Seridó à Sefarad! - CCS © 2015/2023

Contato: centro.cultural.seridim@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inquisição no Brasil: como o Tribunal do Santo Ofício perseguiu brasileiros por séculos.

Quase dois mil brasileiros foram julgados pelo tribunal formado por membros da Igreja Católica Apostólica Romana. Judeus ibéricos (Espanhóis...